O objetivo da auditoria é garantir que as demonstrações contábeis representem adequadamente a situação das finanças de acordo com os princípios de contabilidade…
O objetivo da auditoria é garantir que as demonstrações contábeis representem adequadamente a situação das finanças de acordo com os princípios de contabilidade…
Este artigo foi submetido por um utilizador do site através do subSsite de Artigos. O dono do MozEstuda não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo do artigo publicado, sendo esta responsabilidade exclusiva do autor. Para ler os artigos produzidos pelo site, visite: https://mozestuda.com/
Compartilhar
O objetivo da auditoria é garantir que as demonstrações contábeis representem adequadamente a situação das finanças de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos e aplicados de maneira uniforme.
ÍNDICE:
TogglePara entender melhor a qualidade e confiabilidade das informações contábeis, a Contabilidade faz uso da técnica amigável de auditoria. A auditoria envolve a análise de documentos, livros e registos, inspeções, obtenção de informações e confirmações internas e externas, seguindo normas apropriadas de procedimentos.
O objetivo é garantir que as demonstrações contábeis representem adequadamente a situação das finanças de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos e aplicados de maneira uniforme.
Auditoria envolve o exame de documentos, livros e registos, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio.
O objetivo é comprovar se os registos contábeis foram realizados corretamente de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos e se as demonstrações contábeis resultantes refletem adequadamente a situação económico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e outras informações.
PUBLICIDADEAuditoria é uma técnica contábil projetada para obter evidências que nos permitem julgar se os registros contábeis foram feitos de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos.
Distingue-se da Contabilidade, embora constitua uma de suas partes, pois é a técnica usada por ela para confirmar a veracidade dos registos contábeis, que é o principal meio que a Contabilidade usa para alcançar seu objetivo. Não estamos afirmando que a ação de auditoria se limite ao que está registado nos livros, pois ela também pode investigar o que foi omitido nos registos.
O termo “auditoria contábil” veio da palavra inglesa “audit”, pois na Inglaterra nasceram as primeiras manifestações da atividade profissional do auditor contábil.
PUBLICIDADEEstamos procurando auditar todos os elementos de controle para os ativos que gerenciamos. Isso inclui desde registros financeiros até documentos e notas que comprovem a legitimidade de nossas práticas de gestão e nossos sinceros esforços para proteger nossos ativos e atender aos seus interesses.
Às vezes, podemos precisar confirmar contas ou saldos de fontes fora de nossa empresa para garantir as informações mais confiáveis e credíveis. E, é claro, no centro de tudo isso, a auditoria nos ajuda a confirmar a precisão de nossos registos financeiros e relatórios. Isso não apenas nos dá confiança em nossas próprias práticas contábeis, mas também ajuda a tranquilizar as partes interessadas, como o governo, os proprietários e os financiadores.
E embora as auditorias nem sempre estejam focadas em descobrir fraudes ou irregularidades, muitas vezes elas detetam esses tipos de problemas por meio de nossos procedimentos padrão. Então, tenha certeza de que estamos sempre procurando pelo melhor interesse de nossos ativos e das partes interessadas.
PUBLICIDADEO objeto da contabilidade são os ativos geridos. A auditoria, como um dos meios utilizados pela contabilidade, partilha do mesmo objeto: ativos, especificamente no que diz respeito ao seu controlo e informações sobre a sua condição e variações.
A contabilidade utiliza o registo de eventos contabilísticos, a síntese da situação patrimonial e das suas variações através de demonstrações financeiras e técnicas de auditoria complementares para confirmar os eventos e demonstrações registados. Adicionalmente, a contabilidade utiliza a análise das demonstrações financeiras através da comparação e interpretação para propósitos mais específicos.
A auditoria complementa e aprimora a contabilidade, garantindo o controlo sobre o objeto comum – ativos – e confirmando a fiabilidade dos métodos utilizados, ao mesmo tempo em que melhora os seus objetivos, atestando a adequação dos registos e divulgando quaisquer deficiências observadas.
Por um lado, a auditoria ajuda a gestão a confirmar os registos contabilísticos e complementar a informação contabilística. Por outro, monitoriza a própria gestão, assinalando erros, omissões ou fraudes que detecta. A auditoria pode informar a gestão das falhas cometidas pelos seus subordinados e reportar as deficiências dos administradores aos detentores de ativos (acionistas e outros investidores). Além disso, protege os direitos dos credores contra possíveis fraudes pelos detentores de ativos.
O objetivo da auditoria ultrapassa simplesmente a confirmação da existência de registos e a veracidade de recibos; também julga a moralidade do ato. Embora o registo possa ser tecnicamente elaborado e o facto legalmente comprovado, o ato da gestão pode ser moralmente indefensável. Cabe ao auditor identificar tais atos para consideração pelos detentores de ativos ou credores.
PUBLICIDADEMande - nos o seu trabalho/ sua atividade e nós resolveremos para ti...
Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática …
Trabalhos Feitos MozEstuda – Portal de Ensaios e Trabalhos Feitos para acesso livre
Subscreva-se e fique dentro de todas atualizações
© 2024 MozEstuda – Por: OSJ. Cumbe