Exame de Teatro 2021 UEM – Exame de Admissão Universidade Eduardo Mondlae para o ano de 2021– Disciplina de Teatro
Exame de Teatro 2021 UEM – Exame de Admissão Universidade Eduardo Mondlae para o ano de 2021– Disciplina de Teatro
Este artigo foi submetido por um utilizador do site através do subSsite de Artigos. O dono do MozEstuda não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo do artigo publicado, sendo esta responsabilidade exclusiva do autor. Para ler os artigos produzidos pelo site, visite: https://mozestuda.com/
Compartilhar
ÍNDICE:
ToggleDisciplina: | Teatro | Nº Questões: | 40 |
Duração: | 90 minutos | Alternativas por questão: | 5 |
Ano: | 2021 | Exame de Admissão de Teatro |
Exame de Admissão de Teatro da UEM 2021
1. | Seleccione a performance teatral tradicional moçambicana, que simboliza mortos-vivos: A. Mapiko. B. M’ganda. C. Butoh. D. Nenhuma está correcta. E. Nyau. |
2. | O teatro Moçambicano é caracterizado por: A. Comédia B. Tragicomédia C. Qualquer alternativa serve D. Tragédia E. Improvisações apenas |
3. | O Cine África foi enaugurado em 1938 e tinha como nome: A. Matchedje B. Luís de camões C. Manuel Rodrigues D. Todas erradas E. Sempre teve o nome de Cine África |
4. | Lindo Hlongo escreveu a peça: A. Hora Nativa B. As 30 Mulheres de Muzeleni C. Os meninos de Ninguém D. Nyeleti E. A Morte de vovô Phata |
5. | Gilberto Mendes é actor e encenador da companhia: A. Mahamba B. Mbeu C. Todas alternativas estão erradas D. Gungú E. Mutumbela Gogo |
6. | A sequência de acontecimentos cénicos, essencialmente produzidos em função do comportamento das personagens, é designada: A. Drama B. Conflito C. Enredo D. Sinopse E. Acção |
7. | O actor é aquele que: A. Representa B. Que só faz rir C. Que só faz chorar D. Fura regras E. Não trabalha |
8. | No teatro, qualquer tipo de preconceito constitui um dos obstáculos para o trabalho do actor: A. De forma nenhuma B. Provavelmente C. De certa forma D. Sempre E. As vezes |
9. | As forças antagónicas de drama fazem existir: A. Conflito B. Acção C. Personagem D. Espectáculo E. Luz |
10. | Deselance é a parte do drama que mostra: A resolução e o fimO desenrolar das cenasA apresentação das personagensA abertura das cortinasO início das cenas |
11. | A preparação do corpo do actor é fundamental porque: Dá disponibilidade física B. Só se for actor-bailarino C. Depende do tempo da actuaçao D. Ajuda em cenas de longas E. Não precisa de preperaçao física |
12. | A dicção é muito importante no trabalho do actor porque: A. O corpo fica habilidoso B. Define a maneira de falar para C. Define a expressão facial ser percebido D. Define a disponibilidade física do E. Provoca riso actor |
13. | A forma como os actores estão vestidos no palco é da responsabilidade de : A. coreógrafo B. Maestro C. Figurinista D. Encenador E. Treinador |
14. | O sonoplasta é quem: A. Escreve peças de teatro B. Dirige os actores C. Trabalha com a luz D. Trabalha com o som E. Faz papéis secundários |
15. | Só há um bom ensaio onde temos: A. Talento B. Disciplina e rigor C. Espaço D. Dinheiro E. Todas as opções estão incorrectas |
16. | Um encenador é responsável pela: A. Direcçao de todo espectáculo B. Publicidade do espectáculo C. Produçao do texto D. Todas estao correctas E. Procura de patrocínios |
17. | Num festival de teatro temos a melhor oportunidade para: A. Discutir teorias e técnicas teatrais B. Fazer uma amostra do teatro C. Promover a troca de experiências D. Vender teatro E. Todas as opções correctas |
18. | Qual é o grupo que apresentou a peça teatral Lá na Morgue? A. Grupo B. Grupo Mbeu C. Grupo Girassol D. Mutumbela Gogo E. Gungú Mahamba |
19. | Apingar Garcia é coordenador da associação: A. Mutumbela Gogo B. CTO C. Chamuariango D. Mbeu E. Município de Maputo |
20. | De que cidade é o grupo que apresentou a peça teatral “Marcas do Idai”? A. Maputo B. Beira C. Quelimane D. Xai-Xai E. Lisboa |
21. | Quando alguém pega num texto e transforma em cenas que vao ao palco, temos: A. Encenação B. Investigação C. Imitação D. Imaginação E. Improvisação |
22. | Uma boa direcção musical pode: Elevar a qualidade do espectáculoCriar melhor ambiente sonoroAjudar na identificaçao do tempo e espaço HistóriaFazer uma boa ligaçao das cenasTodas opçoes estao correctas |
23. | Um espectáculo de dança é dirigido por: A. Bailarino experiente B. Professor de ballet C. Dramaturgo D. Coreógrafo E. Actor |
24. | No teatro para mobilização comunitária os artistas trabalham essencialmente com: A. Comunidades B. Problemas sociais C. Mensagens D. Diálogo comunitário E. Todas as opçoes estao correctas |
25. | O facilitador do debate comunitário deve: Ter a ética como algo que o guia na sua actividadeEsquecer a ética para ter total liberdade na comunicaçao com a audiênciaOlhar apenas para aspectos técnicos da actuaçaoSer apenas um bom comunicadorNenhuma está correcta |
26. | No “Teatro Para o Desenvolvimento” a audiência é a parte mais importante porque: Participa activamente na discussão dos problemas levantados durante a actuação dos actoresEscuta tudo e depois vai embora sem comentarNão é levada em conta na construção da históriaÉ obrigada a dar a sua contribuição mesmo contraa sua vontadeRecebe dinheiro para participar |
27. | “Ualalapi” é um livro qu já foi adaptado para o Teatro pelo grupo Mbeu. É da autoria de: A. Jorge Amado B. Umgulani Ba Ka Khosa C. Sulemane Cassamo D. Mia Couto E. Paulina Chiziane |
28. | “Niketche”, uma das danças Moçambicanas, é título de um romance também adaptado para o teatro. A autora é: A. Lília Momplé B. Noémia de C. Paulina D. Lídia Mathe E. Énia Lipaninga Sousa Chiziane |
29. | Num bailado temos: A. Actuação de actores em coro B. Personagens chorando C. Actuação usando gestos D. Discurso da personagem para si E. Dança mesma |
30. | O teatro comunitário é também designado participativo porque: A. O espectador B. Há C. É resultado da D. Pode ser feito E. Todas pode intervir envolvimento pesquisa dos por actores correctas da audiência problemas da locais do princípio comunidade ao fim |
31. | É prática nas salas de teatro, exigir-se silêncio. Porquê? A. Porque os actores B. Porque há C. Não se deve D. Sempre foi assim falam baixo espectadores com atrapalhar os artistas E. Porque é crime. problemas de audição e espectadores no teatro |
32. | “Nossos corpos podem ser nossos melhores amigos ou piores inimigos”Michael Chekhov A afirmação significa: A. Que o nosso corpo precisa descansar sempre B. Que precisamos conhecer apenas a voz C. Que o corpo dificulta o despertar das emoções D. Que o actor deve considerar o corpo, um instrumento para expressar a sua criatividade E. Todas opções são correctas |
33. | “O Comboio de Sal e Açúcar” é título de um filme rodado em Moçambique cuja realização é de: A. Camilo de Sousa B. Calane da Silva C. Flora Gomes D. Licínio de Azevedo E. Rui Guerra |
34. | Sol de Carvalho realizou um filme intitulado: A. O homem do futuro B. O Jardim do outro Homem C. A Gaivota D. Taxi Driver E. O Imperador |
35. | O festival Nacional da Cultura de 2018 foi realizado na província de: A. Nampula B. Sofala C. Niassa D. Gaza E. Inhambane |
36. | Chamuariango e Haya Haya são grupos teatrais da província de: A. Sofala B. Zambézia C. Manica D. Tete E. Cabo Delgado |
37. | A companhia de Teatro Mutumbela Gogo fundada em 1986, depois da saída de alguns membros que estavam: A. No grupo cénico dos CFM B. No grupo Bad Boys C. No grupo Txova Xita Duma D. No grupo Factos E. No grupo Mahamba |
38. | Concorda que através do teatro há espaço para alertar a sociedade em relação ao Covid 19? A. Não B. Não se pode brincar com uma doença C. Sempre que houver segurança D. Pouco provável E. Os actores não entendem de saúde |
39. | A prática de teatro em Moçambique é um fenómeno do peíodo pós- independência. Concorda? A. Sim, antes éramos proibidos B. Sim. Com a independencia houve C. Não. Já no período pré colonial construçao de salas havia teatro D. Ainda não se pratica teatro E. Todas estao erradas |
40. | Amor proibido é uma das tragédias escritas pelo célebre autor inglês William Shakespeare e é sobre dois adolescentes cuja a morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. Em que peça é contada esta história. A. Romeu e Julieta B. Hamlet C. Macbeth D. Sonho de uma Noite de Verão E. Rei Lear |
Fim!
Mande - nos o seu trabalho/ sua atividade e nós resolveremos para ti...
Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática …
Trabalhos Feitos MozEstuda – Portal de Ensaios e Trabalhos Feitos para acesso livre
Subscreva-se e fique dentro de todas atualizações
© 2024 MozEstuda – Por: OSJ. Cumbe