Na educação infantil, a formação do leitor literário deve ser um compromisso institucional, exigindo-se, desta feita, uma melhor organização do espaço e tempo para a efetivação desta prática
Na educação infantil, a formação do leitor literário deve ser um compromisso institucional, exigindo-se, desta feita, uma melhor organização do espaço e tempo para a efetivação desta prática
Este artigo foi submetido por um utilizador do site através do subSsite de Artigos. O dono do MozEstuda não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo do artigo publicado, sendo esta responsabilidade exclusiva do autor. Para ler os artigos produzidos pelo site, visite: https://mozestuda.com/
Compartilhar
Na educação infantil, a formação do leitor literário deve ser um compromisso institucional, exigindo-se, desta feita, uma melhor organização do espaço e tempo para a efetivação desta prática. Isso inclui a disponibilização de espaços de leitura como: uma biblioteca bem apetrechada, uma sala-de-aula confortável e um ambiente institucional agradável, proporcionando-lhe a imaginação e o prazer estético.
A escola de educação infantil deve elaborar um projecto de formação de leitores literários a médio e longo prazo, deixando de basear os seus programas e actividades nas datas comemorativas, onde apenas se privilegia os jograis e a declamação de poesia, devendo, portanto, colocar a criança em contacto com diversos géneros literários ao longo dos anos que a criança frequenta a educação infantil.
A instituição escolar deve parar de arranjar desculpas como a falta de bibliotecas infantis ou a falta de livros; os educadores devem planificar uma prática pedagógica que vise a formação do leitor literário como alternativa para a promoção do hábito de leitura e desenvolvimento da linguagem nas crianças.
As famílias podem estimular o prazer pela leitura literária, inserindo as suas crianças em ambientes que promovem o gosto pelo livro, como por exemplo: frequentar feiras de livro, bibliotecas públicas, livrarias, ou ainda pela promoção de actividades de leitura no quotidiano das crianças através de relatos de narrativas orais.
Se estas acções forem conjugadas e, com colaboração de todas as partes envolvidas no processo educativo, pode-se melhorar a qualidade do ensino e desenvolver boas habilidades de leitura e escrita nas crianças.
Mande - nos o seu trabalho/ sua atividade e nós resolveremos para ti...
Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática …
Trabalhos Feitos MozEstuda – Portal de Ensaios e Trabalhos Feitos para acesso livre
Subscreva-se e fique dentro de todas atualizações
© 2024 MozEstuda – Por: OSJ. Cumbe