Reflexos da auditoria sobre a riqueza patrimonial; Aspetos administrativos e de controle da auditoria; Limitações da auditoria contábil…
Reflexos da auditoria sobre a riqueza patrimonial; Aspetos administrativos e de controle da auditoria; Limitações da auditoria contábil…
Este artigo foi submetido por um utilizador do site através do subSsite de Artigos. O dono do MozEstuda não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo do artigo publicado, sendo esta responsabilidade exclusiva do autor. Para ler os artigos produzidos pelo site, visite: https://mozestuda.com/
Compartilhar
Reflexos da auditoria sobre a riqueza patrimonial; Aspetos administrativos e de controle da auditoria; Limitações da auditoria contábil…
Prof. MSc. Paulo Dantas - Contador CRC1SP129904/0-3 Disciplina: Auditoria - contabilidade@paulodantas.com.br
ÍNDICE:
ToggleA proteção que a auditoria oferece à riqueza patrimonial, dando maior segurança e garantia aos administradores, proprietários, fisco e financiadores do patrimônio, apresenta os seguintes aspectos:
Para a administração da empresa, a auditoria oferece as seguintes vantagens:
Embora possa ser a auditoria considerada instrumento indispensável de controle na moderna administração de empresas, não se deve interpretar com exagero suas funções, tomando-a como órgão de supervisão geral da empresa em substituição à própria administração.
Não obstante suas limitações, a auditoria contábil muitas vezes se vê obrigada a sair do âmbito meramente contábil, para testar controles e fatos extra contábeis, para certificar-se da exatidão dos registos efetuados.
Não se pode também julgar que a auditoria contábil torna impossível a existência de erros e fraudes na escrituração ou nos atos da administração, mas deve-se admitir que ala apenas reduz essa possibilidade. Para que sua eficiência fosse total, seria necessário que se procedesse à revisão integral de todos os registos da empresa, bem como se fiscalizasse todos os atos de seus funcionários e administradores, o que é impraticável. Mesmo a revisão integral dos registos não impede a existência de fraudes, pois estas podem decorrer de fatos não contabilizados.
Em conclusão, devemos reiterar que a auditoria contábil tem por objetivo confirmar se os registos contábeis foram efetuados de acordo com os princípios de Contabilidade geralmente aceitos e se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação econômica e financeira do patrimônio e os resultados do período administrativo examinado, bem como as informações complementares a elas adicionadas (notas explicativas).
PUBLICIDADEEsclarecemos ainda que, para alcançar seus objetivos, o auditor obedece a normas de auditoria usualmente aceitas e aplica procedimentos que ele considera adequados para obtenção de elementos necessários ao seu julgamento sobre a confiabilidade das demonstrações contábeis.
Mande - nos o seu trabalho/ sua atividade e nós resolveremos para ti...
Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática …
Trabalhos Feitos MozEstuda – Portal de Ensaios e Trabalhos Feitos para acesso livre
Subscreva-se e fique dentro de todas atualizações
© 2024 MozEstuda – Por: OSJ. Cumbe