Vamos Verificar como é que a rede social Facebook contribui no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes no ensino superior
Vamos Verificar como é que a rede social Facebook contribui no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes no ensino superior
Este artigo foi submetido por um utilizador do site através do subSsite de Artigos. O dono do MozEstuda não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo do artigo publicado, sendo esta responsabilidade exclusiva do autor. Para ler os artigos produzidos pelo site, visite: https://mozestuda.com/
Compartilhar
ÍNDICE:
ToggleA Rede Social Facebook é uma ferramenta tecnológica que permite com que os relacionamentos sociais ocorram virtualmente e passem a fazer parte do quotidiano das pessoas, em especial daqueles que não usam apenas a internet, mas que têm nesta, o seu objeto de estudo.
O Facebook de acordo com o site socialnetworkingwatch é a maior rede social do mundo ultrapassando 1 bilião de usuários. Nos últimos 6 meses, com a adesão de 16.6 milhões de novos usuários brasileiros (79% dos jovens que usam internet), passam 7.5 horas por mês conectados à rede social na maior parte do tempo, vendo vídeos e sites de humor (Juliani et al., 2012).
As facilidades presentes no Facebook geram grandes motivações e agregação de valor para estudantes. O Facebook pode ser explorado como ferramenta pedagógica na promoção da colaboração no processo educativo permitindo construção crítica e reflexiva de informação e conhecimento.
As TICs fazem parte da rotina dos jovens. Estas ferramentas oferecem recursos para potenciar os processos na área de educação para complementar o ensino formal e ampliar a interatividade, a flexibilidade de tempo no processo educacional para contribuir no processo de ensino-aprendizagem Castells & Levy (1999, citado em Possolli et al., 2012).
Os estudantes estão familiarizados com as redes sociais, sabem usar essas ferramentas, por isso, fica mais fácil explorar os seus recursos e estender o espaço físico das salas de aula. Neste contexto, o estudante não é limitado apenas ao tempo de uma sala de aula e tem a oportunidade de ampliar suas pesquisas com temas que realmente lhe interessam como no caso de ensino e aprendizagem de novas linguagens de programação, dúvidas relacionadas em programação mobile, ensino da língua inglesa, contribuindo assim para a diminuição das barreiras de comunicação estudantes- professores.
De acordo com Juliani et al. (2012), a utilização das redes sociais como suporte ensino e aprendizagem, exige compreender a estrutura e cultura organizacional da instituição de
ensino e adequá-la aos aspectos técnicos para fins educacionais, questões de privacidades, ética e políticas de apoio à direcção. O autor anterior propõe se o seguinte guia:
Estrutura e configuração inicial para uso do Facebook– passos para utilização do Facebook
em uma instituição de ensino.
Actores e atribuições na rede social – indivíduos que actuam em uma instituição de ensino e quais os seus papéis ao utilizar esta ferramenta.
Ferramentas da rede social que podem ser usadas com apoio ao ensino – actividades educacionais desempenhadas pelas ferramentas existentes na rede social.
Ética, segurança e privacidade- Utilizar recursos de privacidade, como restringir a visualização de álbuns, fotos ou marcação para uma ou um grupo de pessoas específicas.
Integração com outras mídias eletrónicas utilizadas pela instituição- os conteúdos publicados podem estar integrados a outras ferramentas da instituição como o site, onde os melhores trabalhos realizados no Facebook poderiam ser veiculados no site da instituição.
Avaliação e desempenho da rede social aplicada ao ensino- desvantagem do uso do Facebook em termos de avaliação de conteúdos publicados pelos alunos mas, que pode ser realizada manualmente ou por meio de outras ferramentas de monitoramento de redes sociais, disponíveis no mercado.
Os grupos são usados, de uma forma geral, para discussões e muitas vezes são usados pelos utilizadores como fóruns. Consistem numa forma muito particular de permitir que um certo número de pessoas se possa juntar online, em simultâneo, para partilhar informação e discutir temas específicos. Segundo Carvalho (2013), os grupos do Facebook facilitam a conexão com grupos específicos de pessoas, como familiares, colegas de equipa ou de trabalho. Grupos são espaços privados, onde você pode partilhar actualizações, fotos ou documentos, além de enviar mensagens a outros membros do grupo. Você também pode seleccionar uma das três opções de privacidade para cada grupo criado, como secreto, fechado e aberto.
Para o site Notavel (2016), os grupos são espaços online em que as pessoas podem interagir e compartilhar recursos e comentários. É uma maneira de alunos e professores trabalharem em projectos colaborativos. É possível criar grupos abertos, privados e fechados, o que ajuda a preservar a privacidade dos seus membros e dos temas discutidos. Quando um membro pubica algo no grupo, como um link para um artigo, uma questão ou uma actividade, outros membros receberão uma mensagem do Facebook com a actualização.
Percebe-se que um grupo permite que os seus membros partilhem, comuniquem, de modo que haja troca de informação, dos mais variados tipos como os seguintes: texto, ligações, fotografias, vídeos e todos os comentários que lhes estão associados. Deste modo, a partir de grupos podem ser efectuados debates, partilha de ideias, troca de experiências, participação activa nos debates, apresentação de dúvidas contribuindo, assim, para o processo de ensino e aprendizagem.
Há obstáculos relacionados com a cobertura da internet. Na maioria das vezes, as redes sociais são bloqueadas na maior parte das instituições de ensino, impedindo a socialização desses alunos no meio online. O problema está no facto das redes sociais serem consideradas como elementos de distracção nas escolas. Deste modo, para que se usufrua destas ferramentas e optimizar o ensino é preciso que sejam bem exploradas.
Além, dos benefícios de ensino e aprendizagem, podem gerar uma auto-promoção da instituição de ensino, na medida que as actividades são publicadas e o conteúdo é partilhado.
É possível envolver outros actores como empresas, pais e a própria comunidade onde a instituição está inserida.
Fonte:
Ikbal, N. M. (2017). A Rede Social Facebook como ferramenta de ensino e aprendizagem dos estudantes no ensino superior. In Faculdade de Educação e Comunicação (Eds.), Actas das VI Jornadas Científicas: Comunicação e desenvolvimento sustentável (pp. 1-15). Universidade Católica de Moçambique. http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/54
Mande - nos o seu trabalho/ sua atividade e nós resolveremos para ti...
Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática …
Trabalhos Feitos MozEstuda – Portal de Ensaios e Trabalhos Feitos para acesso livre
Subscreva-se e fique dentro de todas atualizações
© 2024 MozEstuda – Por: OSJ. Cumbe