História é a ciência que estuda a vida dos homens no tempo e no espaço.
História é a ciência que estuda a vida dos homens no tempo e no espaço.
Este artigo foi submetido por um utilizador do site através do subSsite de Artigos. O dono do MozEstuda não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo do artigo publicado, sendo esta responsabilidade exclusiva do autor. Para ler os artigos produzidos pelo site, visite: https://mozestuda.com/
Compartilhar
ÍNDICE:
ToggleHistória é a ciência que estuda a vida dos homens no tempo e no espaço.
Heródoto, antigo historiador grego, é considerado o “pai da história” porque foi ele que desenvolveu os primeiros es- tudos com algum método sistematizado.
A História é importante porque permite conhecer o passado nos diferentes períodos da vida humana até chegar ao estágio actual.
A História estuda o passado, por isso, não podemos ver aquilo que ela estuda. Só podemos alcançar o passado através das marcas que ficaram desse passado – as fontes históricas.
Fontes Históricas – são todos os vestígios ou marcas do passado que nos permitem reconstituir a História da respectiva sociedade.
Os historiadores usam as fontes históricas para reconstituírem os acontecimentos do passado.
As fontes históricas podem ser materiais, escritas, orais e gravadas ou áudio visuais.
Fontes materiais – são vestígios materiais deixados pelos antepassados que nos permitem reconstituir a sua História. Exemplos: ruínas, estátuas, esqueletos, objectos antigos (armas, moedas, utensílios domésticos, barcos, etc.).
Fontes escritas– são todos os documentos escritos, tais como jornais, livros, revistas, diários, cartas, contratos, placas comemorativas, etc.
Fontes orais– são narrativas transmitidas oralmente de geração em geração. Eles repre- sentam testemunhos de pessoas que viveram acontecimentos do passado. São fontes orais, as lendas, os mitos, as fábulas, os contos, canções populares, crenças, usos e costumes.
No nosso país, antes da chegada dos Portugueses, o que existia sobre esse período são escritos árabes que retratavam a zona costeira, a norte de Moçambique e que mais tarde foram penetrando para o interior. Com a chegada dos Portugueses come- çou a haver muita informação escrita a descrever as suas viagens, as acções militares contra reinos locais e pouca informação escrita sobre as lutas populares contra eles.
A falta da escrita por parte dos moçambicanos fez com que a transmissão oral de conhecimentos fosse a forma mais comum de comunicar experiências humanas no tempo e espaço. Assim, as fontes orais são de grande importância para a reconstitui- ção da nossa História, porque a escrita não se expandiu com facilidade.
A | B |
Cartas, relatórios, jornais, livros | |
Objectos de arte, ruínas antigas, utensílios domésticos, restos ósseos | |
Narrativas transmitidas oralmente de geração em geração |
Para responder às questões propostas:
a) A História é a ciência que estuda a vida dos homens no tempo e no espaço, analisando os eventos passados e as sociedades que os moldaram.
b) A importância da História reside em permitir-nos compreender o passado, aprender com os erros e sucessos das gerações anteriores, e fornecer uma base para a construção do presente e do futuro.
c) Fontes históricas são os vestígios ou registros deixados no passado que os historiadores utilizam para reconstruir e interpretar a história de uma sociedade.
As fontes orais são priorizadas na reconstituição da História de África e de Moçambique devido à falta de registros escritos extensivos nessas regiões. A transmissão oral de conhecimentos foi uma forma comum de comunicação, tornando as fontes orais essenciais para compreender a história dessas sociedades.
Publicidade+Trabalhos feitos de História
Mande - nos o seu trabalho/ sua atividade e nós resolveremos para ti...
Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática …
Trabalhos Feitos MozEstuda – Portal de Ensaios e Trabalhos Feitos para acesso livre
Subscreva-se e fique dentro de todas atualizações
© 2024 MozEstuda – Por: OSJ. Cumbe