Aspectos que condicionam a planificação docente
É de salientar que Altet (2000:118), diz a este respeito que “ os docentes caminhem no sentido de fundamentar a prática para que o processo de ensino/aprendizagem possa realizarse de maneira mais concisa, mais pensada e, principalmente, para que o plano de disciplina seja plenamente elaborado e cumprido”.
No que toca a isso, é fundamental a organização das aulas, preparando-as adequadamente. Neste sentido há um elo de ligação entre os actores intervenientes da educação no sentido de aprimorar a eficiência e eficácia no processo educativo.
O tempo e espaço enquanto condicionantes da planificação docente
Relativamente a este assunto Ruiz (2005:109), elucida que “el tiempo al igual que el espacio debe ser lo suficientemente amplio y flexible que permita la construccion de conocimiento comprensivo. Por lo tanto, si fuera posible hay que ampliar la información, el tiempo las tareas.”
Na mesma perspectiva Arends (1999:79), refere que o tempo” é um recurso mais importante que o professor tem de controlar, não só quanto tempo deve ser gasto numa matéria específica, mas como gerir e focalizar o tempo dos alunos nos assuntos escolares em geral.”
Ainda, Arends diz que “ outro recurso importante é o espaço da sala de aula, como movimentar- se nesse espaço; onde colocar os alunos, os materiais e as carteiras; e como criar um ambiente adequado à aprendizagem” (ibidem).
Teremos Arends (1999:89), como ponto de partida quando refere que “o tempo e o espaço são dois recursos sobre os quais os professores devem ter um controlo considerável. Ambos são finitos, mas o tempo é o recurso mais crucial e cobiçado em termos de objectivos académicos.
A preocupação principal com o espaço não é andar a correr como com o tempo, mas experimentar reflectidamente com a reorganização da disposição da sala de aula.
“Os professores eficazes e experientes tomam frequentemente decisões acerca do tempo e do espaço quase automaticamente. Parecem saber como arranjar uma sala para aprendizagem e a gestão mais eficaz e quanto tempo é requerido para os alunos dominarem uma ideia ou uma tarefa difícil. Os professores principiantes, contudo, estão menos seguros quando desempenham estas funções executivas importantes” (ibidem).
A nosso ver os professores desenvolvem uma atitude de flexibilidade e de experimentação sobre as características da vida da sala de aula. Eles sabem que cada aula é diferente e portanto os planos acerca de uso de tempo e do espaço devem ser ajustados às circunstâncias específicas das aulas.